5° Edição do Recicla CDL arrecada 850 kg de lixo eletrônico.

No dia 17 de outubro a CDL São João Batista realizou a sua 5° edição do Recicla CDL, um projeto que tem como objetivo promover a arrecadação e conscientização do descarte correto do lixo eletrônico que produzimos.

O projeto é desenvolvido pela FCDL/SC – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista de Santa Catarina, e pelas CDL’s nos municípios catarinenses, com o apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).

O projeto iniciou-se em São João Batista no ano de 2016, e sempre contou com a parceria do Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal – SISAM, que já realiza a coleta seletiva com quatro lixeiras permanentes em nossa cidade.

Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas dos gigantes China, EUA, Índia e Japão. Ao todo foram geradas 2.143 toneladas de lixo eletrônico só no ano passado.

Com base nesses números alarmantes nossa equipe fez visitas a empresas, fábricas e lojas falando sobre nossa ação e distribuiu cartazes. Já nas mídias digitais a nossa ação trabalhou o lado educativo e de conscientização. O resultado não poderia ter sido melhor, nós tivemos a segunda maior arrecadação de lixo eletrônico, 850kg, desde a primeira edição.

Esperamos para o próximo ano conseguir bater mais um recorde não só de arrecadação, mas de pessoas envolvidas com a reciclagem correta desse material assim como o lixo seletivo do nosso dia a dia.

Para o diretor executivo da entidade, William Santos “o Recicla CDL é uma ação fundamental para uma cidade mais limpa e preservada, plantando na sociedade a conscientização do descarte correto do lixo eletrônico que produzimos”.

Veja os números das edições anteriores:

1° Edição – 2016 – Arrecadação de 817 kg

2° Edição – 2017 – Arrecadação de 1.400 kg